sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PLANTE UMA SEMENTE!


Esse blog não pode ficar abandonado, apesar de não ser constante e ser muito falho, creio que é um instrumento que Deus tem usado. Se não para edificar quem o lê, então para minha própria edificação, pois me motiva a estudar mais profundamente a palavra de Deus. Manifesto aqui meu desejo de que as postagens sejam mais constantes e também que possam surgir colaboradores que me ajudem na tarefa de mantê-lo atualizado e interessante.
Entretanto, nada disso tem haver com nosso título "Plante Uma Semente", dessa forma, quero que façamos uma viagem até o Evangelho de João, capítulo 1, versículos de 35 à 51. É exatamente nessa passagem que encontramos os primeiros discípulos seguidores de Cristo, mas o que quero focar no momento é a forma como eles foram um a um seguindo a Jesus e começaram a fazer parte do ministério de nosso Senhor. Podemos dividir em quatro maneiras diferentes nas quais eles foram "instigados" a seguir a Jesus:
1 - (Versículos 35-37) - Por intermédio de um grande conhecedor da palavra e anunciador do Messias, João Batista. E neste caso, supõe-se que os dois discípulos de João Batista , que seguiram Jesus, também possuiam um bom conhecimento da palavra. (Pessoas que já tem conhecimento da palavra, mas ainda não tiveram um encontro real com Cristo, filhos de crentes não convertidos, igrejados...)
2 - (Versículos 40-42) - Por intermédio de um novo seguidor de Jesus, André, que apenas sabendo onde Jesus repousava, e tendo ficado com ele por apenas um pouco de tempo levou o próprio irmão, Simão, até Cristo. (Pessoas que tem algum conhecimento da palavra, mas que precisam de um testemunho de alguém como eles mesmos)
3 - (Versículo 43) - Por intermédio do próprio Jesus. (Pessoas que não tem a oportunidade de ouvir mais profundamente de alguém, mas Jesus age diretamente através de alguma circunstância, folheto, a própria Bíblia...)
4 - (Versículos 45-50) - Por intermédio da dúvida e da manifestação do poder de Deus. (Pessoas que mesmo tendo conhecimento da palavra tem dúvida no seu coração e necessitam de algo mais concreto para crer)
São quatro situações bem diferentes, mas que tem algo em comum. Parece óbvio e talvez o seja, mas todos os que seguiram a Cristo, independente se era muito ou pouco, tinham algum conhecimento dele. 1 - Discípulos de João, se eram discípulos de João certamente tinham um bom conhecimento do Messias que havia de vir. 2 - André disse: "Achamos o Messias.", para afirmar tal coisa era necessário que soubesse que o Cristo viria. 3 - "Filipe achou a Natanael e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na Lei e de quem escreveram os profetas..." 4 - "Natanael respondeu e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel."
É claro que para seguir algo é necessário que se tenha uma mínima ideia de que seja, mas o que quero chamar a atenção é que uma semente foi plantada no coração de cada um que decidiu seguir a Cristo antes que eles o fizessem. Se eles sabiam um mínimo é porque de alguma forma esse conhecimento chegou até eles, seja através de um grande homem e bom conhecedor da palavra, seja através de um novo na fé que compreendeu a graça e a quis compartilhar, seja através de um simples folheto, de um versículo, ou mesmo de uma manifestação mais concreta do poder de Deus.
Sabemos que falar de Cristo é nosso dever, mas esse texto nos reforça ainda mais isso. Há muitas maneiras de se levar alguém até Cristo, mas uma semente PRECISA ser plantada. De alguma forma Cristo deve ser conhecido de cada pessoa, só onde há uma semente pode crescer uma árvore.
PLANTE UMA SEMENTE!
Deus abençoe,
Até a próxima postagem =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails